Uma forma de detectar doenças oculares que podem causar cegueira na infância.
Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho.
É um exame simples, rápido, indolor e gratuito, que deve ser realizado rotineiramente, preferencialmente antes da alta da maternidade em todos os bebês para diagnosticar precocemente doenças oculares graves (entre elas a catarata e o glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores e infecções) que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira. Quando identificado o reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê, fenômeno semelhante ao observado nas fotografias, significando que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
O exame é pouco conhecido porque é realizado somente em alguns estados e cidades do Brasil. O exame é obrigatório em alguns estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em São Paulo é obrigatório à aplicação do Teste do Olhinho em todos os hospitais e maternidades desde 2007, com a lei 12.551.
Fonte:Teste do Olhinho
O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
O teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma "lanterninha", onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo.
Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada.
Prematuros - Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.
O teste do olhinho pode ser realizado por um pediatra, mas se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado para o oftalmologista para a realização de exames mais específicos.
A importância do exame se deve porque pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se forem detectadas precocemente, antes do seu agravamento e mais da metade dos casos só tem o problema descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida.
Arquivo: Teste do Olhinho