UTI

Pediátrica e Neonatal

Teste do Pezinho: para todos os bebês!

Teste do Pezinho

O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. O exame é conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê.

É um procedimento simples que não traz riscos para a criança. O que as mamães devem saber é que o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e isso facilita a coleta do sangue que é feita rapidamente com um único furinho.

O ideal é que o teste seja feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida. Basta apenas uma picada no calcanhar do bebê para retirar algumas gotinhas de sangue que serão colhidas num papel filtro e levadas para serem analisadas.

É obrigatório por lei em todo o Brasil e a simples atitude de se realizar o exame faz com que doenças causadoras de sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas. O diagnóstico precoce evita a deficiência mental porque nos oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê.

Existem três tipos de teste: Básico, Ampliado e Plus.

O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de até quatro doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística). Mas nem todos os Estados brasileiros realizam os quatro testes.

Mesmo com o teste ampliado normal, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. Atenção: O teste não faz diagnóstico, por exemplo, da síndrome de Down.

Não esqueça que o exame convencional é obrigatório e gratuito.

"O teste do pezinho é um exame que seu filho vai fazer nas primeiras 48 hs de vida"...???? Essa informação tá errada! Tem que se fazer entre o 3º e 7º dias...de preferência do 5º dia. Não pode fazer nos primeiros 48hs, pq a criança ainda não ingeriu quantidades de proteína suficiente para dar positivo na presença da doença. Ou seja, se fizer nas primeiras 48hs, a chance de dar falso negativo é enorme.

Video do Teste do Pezinho

Arquivo: Teste do Pezinho - básico, ampliado, plus e completo.